Etiquetas para Pneus

Etiquetas para Pneus

ETIQUETAS PARA PNEUS

Etiquetagem de pneus é um dos grandes desafios da indústria. Esse é um produto bastante específico com algumas particularidades: sua superfície é bastante irregular com pouca área de contato, a etiqueta precisa resistir à migração dos componentes químicos do pneu e a etiqueta ainda precisa ser removida sem deixar resíduos.

Por isso esse é um produto que requer soluções especialmente desenvolvidas: adesivos especiais e de alta gramatura.

Há dois tipos de adesivos para pneus: adesivo de superfície, um adesivo decorativo com a marca, características e código de barras, que será removido pelo consumidor, e um pequeno adesivo de controle de produção, aplicado no interior ou lateral do pneu durante o processo de vulcanização. Neste artigo falaremos principalmente do primeiro caso.

Como é uma superfície de difícil adesão, a solução das fabricantes para desenvolver etiquetas de pneu foi aumentar a quantidade de adesivo e fazê-lo com baixa coesão, ou seja, mais “líquido”, para penetrar melhor na borracha e manter o adesivo no lugar. Isso gera alguns problemas:

Quando o frontal da etiqueta é de papel, é necessária uma camada de PP ou Alumínio entre o papel e o adesivo, que pode encharcar o frontal. Todas as etiquetas de papel para pneus fornecidas pela Serwir já vêm com este recurso. Etiquetas de filmes não têm esse problema, uma vez que já são naturalmente impermeáveis.

Essa camada de proteção também é necessária para impedir a migração de componentes químicos do pneu para o frontal, o que causa um amarelamento ou um escurecimento da etiqueta, dependendo do caso. Isso poderia dificultar a legibilidade de códigos de barras e atrapalha muito no acabamento e na percepção de qualidade do consumidor.

E se estamos falando em acabamento, uma boa etiqueta de pneus pode ser um grande diferencial para atrair o consumidor: Impressão a cores, com áreas metalizadas e informações precisas e legíveis é um grande diferencial no ponto de venda, principalmente em supermercados e car-centers. O investimento é pequeno comparado ao aumento de vendas que pode trazer.

A COLA ADESIVA

O relevo do pneu e a composição da borracha, exigem o uso de um adesivo para segurar a etiqueta, apesar das fracas superfícies de aderência, dos diferentes tipos de borracha (pneu de inverno e pneu de verão, por exemplo) e de migrações de componentes contidos na borracha. Por fim, a etiqueta deve poder ser removida fácilmente no momento da montagem, de forma a não deixar resíduos no pneu.

A ETIQUETA

A escolha do material da etiqueta é importante porque, além do aspecto estético, ela deve desempenhar o papel de barreira contra a migração de componentes do pneu que podem escurecer a superfície. A etiqueta deve também oferecer um bom nível de resistência para não se deteriorar ou rasgar durante o transporte, armazenamento no interior ou no exterior e a descolagem.

A IMPRESSÃO

As informações impressas nas etiquetas de pneus devem ser perfeitamente legíveis, desde a aplicação da etiqueta durante o fabrico até à montagem no veículo. Ao longo de toda a cadeia logística, a etiqueta impressa pode sofrer diferentes alterações devido a: fricções, chuva, frio, solventes, armazenamento de longa duração, raios UV, etc.

ETIQUETAS PARA PROCESSO DE VULCANIZAÇÃO

Existem etiquetas adesivas especialmente desenvolvidas para resistir aos processos de vulcanização do pneu. Ela pode ser colada no pneu “verde”, antes da vulcanização, e se manterá lá por todo o processo produtivo. Suporta atrito, solventes e altas temperaturas. São geralmente pequenas, com um número e código de barras, utilizadas para controle na produção.

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