Ribbons

RIBBONS CERA, MISTO E RESINA

Fabricamos todos os tipos de fitas de impressão (ribbons) necessários para a utilização de impressoras térmicas. Os ribbons variam conforme a largura e tipo de etiqueta, e o modelo da impressora.

Os ribbons são filmes tintados para impressão por transferência térmica (TT), por isso são também chamados de Thermal Transfer Ribbons (TTR). Podem ser divididas de acordo com as características listadas abaixo. Para ver a lista completa de produtos desta categoria clique em Ribbons.

O ribbon, ribbon de transferência térmica (Thermal Transfer Ribbons - TTR) ou ainda ink ribbon é um filme tintado utilizada nos processos de impressão por transferência térmica. É o consumível responsável pela tinta na impressão de etiquetas. No processo, o cabeçote de impressão aquece a tinta do ribbon nos pontos necessários à imagem, fazendo com que ela fique impregnada na etiqueta.

A escolha do ribbon varia de acordo com os materiais utilizados na etiqueta e com a necessidade do cliente. Os três principais tipos de ribbon são os ribbons de cera, de resina, e mistos, também chamados de cera-resina.


Veja também um guia para a escolha perfeita do ribbon.
Ribbons

São os mais comuns e de menor custo. Geralmente utilizados com etiquetas de papel, têm ótimo acabamento (ou cobertura) sobre essa superfície, mas baixa resistência a atrito e umidade.

A cera tem um ponto de fusão mais baixo, o que exige menos do cabeçote de impressão, aumentando sua durabilidade. Isso também permite a impressão em velocidades mais altas sem perda de nitidez.

Ribbons

RIBBONS DE MISTOS (CERA-RESINA)

São ribbons que possuem composição mista de cera e resina, atingindo propriedades intermediárias entre os dois tipos de ribbons. Têm qualidade mais alta do que os ribbons de cera, e maior velocidade que ribbons de resina padrão.

São indicados tanto para impressão em papéis, quando o ribbon de cera não atinge as especificações necessárias, como para impressão em filmes, com destaque para o BOPP e PE.

Ribbons
Ribbons

Ribbons

RIBBONS DE RESINA (RESIN)

Ribbons de resina têm um custo mais alto, mas suas propriedades permitem um ótimo acabamento (alta qualidade e legibilidade da imagem), resistência à abrasão, e em alguns casos resistência a produtos químicos, solventes, calor, umidade e chuva.

São indicados para uso com filmes, como BOPP, PVC, Poliéster (PET), PE e PP. Ribbons de resina não são recomendados para impressão em papéis, já que a cobertura pode ser falha sobre essas superfícies.

Como a resina exige temperaturas mais altas, a velocidade de impressão é um pouco menor nos ribbons de resina padrão (existem ribbons de resina “near edge”, para altas velocidades).

Ribbons